A criação de um site imobiliário pode trazer diversas vantagens para o negócio, como o alcance de um público maior, fortalecimento da credibilidade e autoridade da marca e novas oportunidades de conversão — ou seja, mais negócios fechados. Contudo, os sites imobiliários requerem atenção a alguns detalhes importantes para o sucesso desse investimento.
Neste artigo, eu vou ajudar você a entender esses pontos e tirar dúvidas como qual plataforma de criação de sites se adequa melhor à sua realidade e em que você deve prestar atenção durante a criação de um site imobiliário. Aqui você irá entender os pontos essenciais para montar seu site e fazer com que ele gere os melhores resultados.
Para isso, abordarei esses tópicos:
– Por que preciso de um site imobiliário?
– Como escolher o melhor site para imobiliárias, construtoras, incorporadoras e corretores?
– Quais conteúdos são imprescindíveis em sites imobiliários?
– Como saber se meu site está bem feito?
– Como diferenciar o seu site dos concorrentes?
– Dúvidas frequentes sobre sites imobiliários
Se interessou? Então continue a leitura comigo!
Por que preciso de um site imobiliário?
O ambiente digital tem impulsionado, praticamente, qualquer tipo de produto, e com os imóveis não é diferente. Atualmente, ter um site já não é mais uma questão de opção, afinal, dificilmente um negócio se sustenta sem ter alguma presença na internet.
Seja para imobiliárias, que atuam na venda e locação de um imóveis, ou ainda para construtoras e incorporadoras de lançamentos, que dependem de uma conexão maior com os compradores, o site imobiliário abre grandes oportunidades de sucesso para os negócios.
Muitas imobiliárias, construtoras e incorporadoras fazem a divulgação dos imóveis em portais imobiliários, que estão cada vez mais caros. Porém, existe a opção de ter seu próprio site imobiliário, investindo em conteúdo orgânico, branding e SEO. Com isso, além de se destacar, você também estará menos dependente da divulgação feita a partir de terceiros. Aqui estão alguns benefícios de investir em seu próprio site imobiliário:
– maior alcance de clientes: 93% dos brasileiros pesquisam no Google antes de comprar, segundo pesquisa;
– fortalecimento de marca: o site é como uma vitrine do seu negócio. Por meio dele, é possível reforçar a autoridade e experiência de mercado da imobiliária, construtora, incorporadora ou corretor;
– redução do custo de aquisição dos leads: negócios realizados a partir de resultados orgânicos e SEO (médio/longo prazo) a partir do site irão minimizar a necessidade do uso de portais imobiliários. Com isso, seu CAC – Custo de Aquisição por Cliente pode diminuir;
– aplicação de marketing digital: você poderá experimentar várias estratégias por meio do site, como inbound marketing, por exemplo.
Site para imobiliárias e corretores
Diferente de um e-commerce — que oferece ao usuário o processo de compra de um produto como um todo — os sites imobiliários são um canal de contato entre os clientes potenciais e os proprietários com a empresa e os profissionais.
Basicamente, ele deve apresentar imóveis disponíveis e ser um ponto de contato, mas também serve para passar credibilidade e autoridade aos seus clientes que, muitas vezes, possuem dúvidas sobre os processos imobiliários.
Site para construtoras e empreendimentos
Da mesma forma, os sites imobiliários para construtoras ou empreendimentos têm o objetivo de ser um ponto de contato com potenciais clientes e direcioná-los para os corretores responsáveis, sejam eles próprios (house) ou parceiros.
Em especial para esses tipos de projetos, existe um trabalho focado em conteúdo e branding, pois cada empreendimento terá sua identidade própria e suas particularidades. Então, trabalhar um conteúdo estruturado em um site próprio irá destacá-lo entre os seus concorrentes.
Como escolher o melhor site imobiliário: template ou personalizado?
Antes da escolha de qualquer plataforma para construção do seu site, é necessário o registro de um domínio. O domínio que você registrou será o endereço do site da imobiliária, construtora, empreendimento ou site próprio enquanto corretor. Para registar este domínio, você pode acessar o site Registro BR, verificar a disponibilidade do domínio na barra de pesquisa e efetuar o pagamento. Lembre-se que o domínio precisa ser fácil e representar de forma clara o seu negócio.
Antes de escolher o tipo de site deve-se levar em consideração os objetivos da sua empresa (vendas, reforço de marca etc.), seu nicho de mercado (localização, tipologia, novos/usados/lançamentos) e seu público, pois o site precisa atender às necessidades específicas do seu modelo de negócio e apresentar o melhor custo-benefício.
Site template imobiliário
Sites templates são sites prontos.
Criar um site pode ser algo bem complexo, mas existem muitas plataformas no mercado que oferecem modelos prontos, com recursos variados e inúmeras soluções para imobiliárias e corretores autônomos. Esses modelos têm sempre a mesma estrutura, alterando apenas os textos, fotos e a logo das empresas.
Vantagens de site template imobiliário
– velocidade de implementação;
-suporte de uma equipe de desenvolvimento;
– integração otimizada com CRMs, muitas vezes, funcionando nativamente;
– melhorias constantes de usabilidade.
Desvantagens de site template imobiliário
– personalização limitada;
– pouco foco em branding;
– estrutura das páginas engessada;
– maior dificuldade de diferenciação da concorrência;
Sabendo disso, o fator de decisão deve vir de um profundo entendimento do objetivo e do nicho do seu negócio. O site template imobiliário pode ser uma opção vantajosa para imobiliárias com uma carteira pequena de imóveis, por exemplo. Mas se você busca um projeto completo, que o diferencie dos concorrentes, a criação de um site totalmente personalizado é o melhor caminho.
Site imobiliário totalmente personalizado
Se estiver alinhado com as estratégias da sua empresa, ter um site totalmente personalizado trará diversas vantagens para ela, como:
– possibilidade de criação de qualquer funcionalidade, página e integração;
– diferenciação dos concorrentes, tanto em conteúdo quanto no layout do site;
– testes e aplicação de melhorias rápidas, sem limitações de um template.
Por esses motivos, é justo que o desenvolvimento de um site imobiliário completo exija mais tempo e um custo maior. Novamente, antes de decidir por qual opção escolher, é preciso analisar o momento do seu negócio e os objetivos traçados de acordo com seu público.
O que considerar em um site imobiliário totalmente personalizado?
Ao optar pela personalização, alguns pontos devem ser considerados:
– criação de conteúdo e layout: é necessária uma estratégia de SEO na construção do conteúdo e boa usabilidade tanto em desktop quanto mobile;
– boa integração com CRM: os imóveis devem estar integrados ao CRM através de API, facilitando a atualização da carteira de imóveis no site;
– fornecedor de desenvolvimento confiável: por se tratar de um projeto avançado que exige integração, procure um fornecedor de programação experiente e que transmita segurança;
– serviço de manutenção mensal: diferente dos templates, que já contam com manutenção constante, você precisa contratar uma manutenção mensal de desenvolvimento para corrigir possíveis bugs e falhas;
– bom servidor de hospedagem: a velocidade de carregamento do site é muito importante, então procure por um servidor de boa performance.
Como existem configurações de integração, estratégia SEO, usabilidade e outros pontos que devem ser considerados para o desenvolvimento de um bom site, não se engane pensando que você terá conhecimento sobre tudo! O ideal é buscar suporte técnico e uma equipe especializada que olhe exclusivamente para o seu projeto. Conte com a expertise da CUPOLA para criar o seu site imobiliário!
O que é imprescindível em um site imobiliário?
Para que seu site esteja bem posicionado em plataformas de busca como o Google — tanto organicamente quanto por meio do Google Ads, por exemplo — ele deve oferecer a melhor experiência de navegação possível. Existem alguns elementos que não podem faltar em um site imobiliário, sendo eles:
1. Apresentação completa dos imóveis
O principal objetivo do site imobiliário é apresentar os imóveis. Seja em imobiliária ou construtora, as informações do imóvel precisam estar claras e completas. Uma boa estrutura da ficha dos imóveis deve conter:
– galeria de fotos completa e organizada;
– descrição completa e objetiva;
– endereço completo e por mapa;
– planta baixa;
– informações de valores e contato.
2. Pontos de contato
Como comentei anteriormente, o site imobiliário serve como um ponto de contato entre os possíveis compradores e os imóveis. Por isso, oferecer as mais diversas ferramentas de contato, como chatbots, WhatsApp, telefone e formulários é essencial.
3. Boa usabilidade do buscador
O buscador é um ponto crucial para oferecer uma boa experiência de navegação em seu site, pois é por meio dele que os usuários irão encontrar os imóveis. Reforço aqui a importância de valorizar os testes com usuários para que o buscador do seu site seja o mais intuitivo e simples possível.
Cada nicho de mercado pode exigir filtros diferentes para os buscadores, porém existem alguns campos imprescindíveis para busca de imóveis, como:
– localização;
– tipo do imóvel;
-quantidade de quartos;
– preço.
4. Adequação à LGPD: privacidade de dados pessoais
Na nova era dos dados, é fundamental que sua empresa garanta que os dados de seus clientes estejam protegidos, sem o risco de cair nas mãos erradas.
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, nº 13.709/2018, é a legislação brasileira que regula as atividades de tratamento de dados pessoais. Ela exige que os usuários tenham total liberdade sobre seus dados pessoais.
Para estar de acordo com a LGPD, é essencial que seu site possibilite o consentimento do uso de dados pessoais do usuário que preenche um formulário, por exemplo. Além disso, o site deve fornecer o pop-up de cookies e a política de privacidade sempre atualizada de acordo com as mais recentes tecnologias de captação, utilização, compartilhamento e segurança de dados.
Como saber se meu site imobiliário está bem feito?
Você já entendeu a importância dos sites imobiliários, decidiu qual modelo é o ideal para o seu negócio e adicionou todos os recursos fundamentais para o sucesso das vendas. Mas será que isso é tudo?
A resposta é não! Mesmo tendo as funcionalidades desejadas, existem outros fatores “invisíveis” que determinam se o seu site imobiliário está bem feito ou não. Confira!
Velocidade de carregamento
A velocidade de carregamento do site é um dos principais pontos de impacto na experiência dos usuários. Existem várias ferramentas na internet que ajudam a testar a velocidade de carregamento da página, bastando informar a URL do seu site e obter um relatório completo com o tempo gasto e os principais problemas. O resultado dessa análise contribui para a resolução dos problemas encontrados.
O Page Speed Insights é uma ferramenta desenvolvida pelo Google e oferece a avaliação para o site em dispositivo mobile e desktop. A ferramenta mostra os problemas encontrados na avaliação e sugere práticas para resolver cada um. Entre as informações apresentadas, é possível conferir:
– tempo de carregamento adequado;
– aproveitamento do cache do navegador;
– otimização de imagens;
– ações de correção (possíveis melhorias no código ou servidor do site).
Responsividade
Cada vez mais, nós utilizamos os celulares para a navegação na internet. Isso quer dizer que o seu site imobiliário precisa ser responsivo, ou seja, deve se adaptar aos mais variados formatos de telas dos dispositivos móveis.
Por isso, na hora de começar a estruturar o seu site, você deve pensar primeiramente na experiência mobile, proporcionando uma navegação positiva e funcional aos usuários.
Navegabilidade
Se você chegou na internet quando “tudo era mato”, provavelmente lembra daqueles sites antigos, extremamente bagunçados, que pareciam apenas um documento de texto, certo?
Felizmente, a tecnologia evoluiu muito desde aquela época, de forma que se seu site não tiver um layout focado em navegabilidade, parecerá que você parou no tempo. Aqui estão alguns itens que indicam uma qualidade de navegação:
– links acessíveis, clicáveis e em destaque (com “cara” de link);
– menu do site organizado, com caminho para todas as categorias;
– acesso a qualquer página de serviço em até dois cliques;
– informações de contato claras e em destaque;
– uso mínimo de de pop-ups ou outros itens que atrapalham a leitura ou são difíceis de fechar.
Como diferenciar o seu site dos concorrentes?
Após tudo o que já vimos até aqui, acredito que você já tenha entendido que o desenvolvimento de sites é uma estratégia completa e, justamente por isso, ainda existem grandes oportunidades de se diferenciar no digital.
O mercado imobiliário possui uma grande concorrência, então os detalhes irão fazer com que seu negócio tenha destaque. Para isso, alguns pontos são muito importantes, como possuir um blog nativo ao site, páginas com conteúdos relevantes e configurações de SEO em páginas estratégicas.
Páginas com conteúdos relevantes
Tudo que for publicado em seu site precisa estar organizado de maneira lógica e com boa hierarquia de informação. Contudo, muito além da organização, o conteúdo precisa guiar o usuário e sanar suas dúvidas sobre o assunto. Trazer relevância é oferecer uma boa experiência de navegação e, consequentemente, melhorar o posicionamento do site no Google.
Muitas imobiliárias e construtoras oferecem o básico aos seus usuários, então complementar seu site irá diferenciá-lo no mercado. Produza páginas que ofereçam conteúdo explicativo de forma simples e que sejam relevantes na jornada de busca por imóveis dos seus clientes. Por exemplo:
– conteúdo sobre a cidade e os bairros da região;
– explicação sobre as principais dúvidas do processo de compra/locação;
– orientações sobre o financiamento de um imóvel;
– temas relevantes sobre o mercado imobiliário.
Possuir otimizações de SEO
As otimizações de SEO (Search Engine Optimization) farão com que seu site se destaque nos mecanismos de busca. As otimizações englobal três grandes frentes, sendo o SEO on-page (o que é visível na página), off-page (o que está fora do site) e técnico (configurações nem sempre visíveis).
SEO on-page
Já quando falamos de SEO nas páginas do site, focamos em:
– qualidade e relevância do conteúdo;
– estratégia de palavras-chave e foco na intenção de busca;
– textos originais;
– descritivos de imóveis completos;
– url amigável (fácil de ler, sem números e curta);
– title e meta description otimizadas;
– subtítulos organizados;
– imagens menores que 100kb e com texto alternativo.
Para entender esse assunto de forma mais aprofundada, recomendo fortemente a leitura do artigo SEO: a sua imobiliária nos primeiros resultados orgânicos do Google.
Ainda sob a perspectiva de SEO on-page, e em especial a página de resultados de busca de uma imobiliária, há grande potencial para otimizações. Chamamos de resultados de busca as páginas resultantes das escolhas dos filtros no buscador do site. Elas precisam ser configuradas de maneira que responda às buscas que os usuários também fazem no Google.
SEO off-page
São todas as ações que podem ser tomadas fora do site, mas que trazem impactos positivos para eles, como a boa utilização de um perfil no Google Meu Negócio e boa estruturação das redes sociais da marca.
SEO técnico
O SEO técnico abrange itens nem sempre visíveis ao usuário e está ligado diretamente ao trabalho do analista de SEO junto ao desenvolvedor do site, buscando sempre melhorias que garantam que o site seja rastreado e indexado nos mecanismos de busca.
Dúvidas frequentes sobre sites imobiliários
Com frequência, a equipe de sites da CUPOLA recebe diversas dúvidas de clientes referentes a sites para suas imobiliárias, construtoras ou incorporadoras. A seguir, falarei sobre as principais:
É importante ter um blog no meu site?
Sim, é MUITO importante! O blog gera um grande potencial de alcance de marca por meio dos conteúdos ranqueados nos mecanismos de busca. Por consequência, é uma fonte de geração de tráfego orgânico para o site, possibilitando o início de um relacionamento com a marca.
Mas vale lembrar: não é apenas criar conteúdo. Se os textos não possuírem foco no usuário e não forem otimizados para SEO, eles não gerarão bons resultados. Por isso, é essencial que um profissional capacitado na criação de conteúdo com foco em SEO se responsabilize por essa demanda.
Mas cabe uma observação: se o foco do seu negócio é trabalhar apenas conteúdos institucionais – como é o caso de sites que focam em um único empreendimento -, o blog não é a melhor estratégia. Neste caso, cabe avaliar com o profissional de marketing demais opções para compartilhar este conteúdo, como por meio de posts em redes sociais, por exemplo.
Preciso integrar um CRM ao meu site?
Além de se preocupar em como os usuários utilizam seu site, é fundamental garantir que a informação obtida por meio dele será útil para sua empresa e facilitará o trabalho no funil de vendas. Para isso, ele precisa ter uma integração com seu sistema de CRM (Customer Relationship Management).
Sites que contam com uma plataforma integrada irão receber os leads vindos do site e direcioná-los para os corretores. A partir daí, todo o fluxo de atendimento e aperfeiçoar o desempenho por meio de ferramentas de Business Intelligence.
Em quanto tempo terei resultado depois de criar o site?
Nesse ponto, é importante lembrar que uma estratégia de site tem impacto de médio e longo prazo. A criação do site é o ponto de partida, mas não é a única ação possível. Afinal, não é porque você tem um site que seus clientes irão encontrá-lo.
Além de seguir todos os pontos que apresentei neste artigo, também cabem as ações de divulgação do seu site, por meio de ações de marketing imobiliário.
Conte com a expertise da CUPOLA para criar o seu site imobiliário
A utilização de sites imobiliários é fundamental para a sua empresa e realizar esse trabalho de maneira bem feita deve ser vista como um investimento. Se você quer ter um retorno positivo nas suas vendas, atrair, converter e fidelizar clientes, posicionar a sua marca na região e passar credibilidade, conte com a CUPOLA para criar o seu site imobiliário.
Com a CUPOLA, você conta com uma equipe de profissionais completa, formada por especialistas em marketing imobiliário que ajudarão a potencializar seus resultados por meio de um projeto de ponta a ponta.
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